Capa.jpeg
Desde meados do século XVIII o estado do Espírito Santo apresenta desenvolvimento da música de concerto através de compositores que serviam a sociedade e aos espaços públicos criados para essas atividades como teatros, igrejas, praças entre outros.

Compositores:

 

 

 

A

B

 

Belmiro, Elias (1968)

 

Violonista discípulo de Maurício de Oliveira, já foi professor da faculdade de Música do Espírito Santo. O violão é seu principal veículo de composição e suas obras remetem à tradição do instrumento no início do século XX.

 

 

 

Biase, Lícia de (1910 - 1992)

 

Primeira mulher de destaque na música capixaba, foi uma das mais prolíficas compositoras nascida no estado do Espírito Santo. Sua obra abrange diversas formações instrumentais e vocais e seu acervo se encontra na Biblioteca da Escola de Comunicação (ECA - SP).

 

 

C

 

Cruz, Carlos (1936 - 2011)

 

Atuou também na música popular, mas ficou conhecido por sua produção erudita e suas trilhas para televisão. Foi o mais destacado compositor capixaba fora do Espírito Santo no fim do século passado e começo deste, possuindo boa produção de música editada. Nos últimos anos escreveu peças para violão e um balé de título “Curupira” que ficou inacabado.

 

 

 

Camargo, Alceu (1907 - 2001)

 

Paranaense de origem possui importante significado na formação de músicos capixabas. Foi professor e diretor da antiga Escola de Música do Espírito Santo (EMES), atual Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (FAMES) e dá nome à sua Sala de Concertos. Sua produção engloba cerca de 40 obras com destaque para as peças de violino e piano.

 

 

D

Dora, Terezinha (1936 - 2017)

 

Folclorista, foi uma das mais destacadas compositoras capixabas na década de 70. Atuou na Comissão Estadual de Folclore e foi homenageada na “I Mostra do Compositor Erudito Capixaba”, em 2010 na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

 

 

E

F

G

H

 

Hartmann, Ernesto (1970)

 

Compositor de formação acadêmica, possui grande produção em várias formações. É professor do Departamento de Música da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

 

 

I

J

K

L

 

Lins, Jaceguay (1947 - 2004)

 

Um dos mais destacados compositores brasileiros, foi regente da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, (OSES). Defensor do Anarquismo Musical, destaca-se por sua obra para percussão, tendo passado os últimos anos em contato direto com o Congo Capixaba. Trabalhou também em mais de uma dezena de trilhas sonoras para filmes no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

 

 

M

 

Mattos, Arnulpho (1877 - 1972)

 

Foi secretário de estado da educação no início do Sec. XX. É o mais antigo compositor capixaba do qual se tem os registros de suas obras, embora as mesmas não se encontrem em boas condições de conservação. É um dos primeiros autores de missas orquestradas no Brasil e sua produção é bastante vasta.

 

 

N

O

 

Oliveira, Maurício de (1925 - 2009)

 

O mais prestigiado compositor capixaba, atuou também na música popular e como intérprete, sendo um dos primeiros a gravar a obra integral de Heitor Villa-Lobos para violão. Foi premiado em concurso internacional na Polônia e autor de boa produção de música erudita para instrumentos solistas e música de câmara.

 

 

P

 

Pachitto, Ernesto de Souza (1964)

 

Além de compositor, é músico, escritor, poeta e professor da Universidade Federal do Espírito Santo. Transita entre o popular e o erudito com muita eficiência.

 

 

 

Pessin, Felipe (1995)

 

Natural de Vargem Alta (ES), é compositor e violonista, pertencendo a novíssima geração de compositores capixabas. Tem formação pela Universidade Federal do ES e Faculdade de Música do ES.

 

 

Q

R

 

Rauta, Marcelo (1981)

 

É um dos mais promissores compositores capixabas e também o maior em número de obras publicadas. Estudou composição na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e já venceu vários concursos de composição. Possui obras editadas na Europa e escreve para várias formações.

 

 

S

T

U

V

X

Z

 

Zanandréa, Marcos (1957)

 

Usando o violão como instrumento de composição, possui boa produção na música erudita sendo já premiado em alguns eventos de prestígio. Suas predileções são os temas religiosos e a música nordestina.

 

 

Se você é compositor de música erudita e possui obras gravadas e/ou editadas entre em contato conosco para que seu nome esteja no guia.